CategoriasTrabalhos em Altura

Como Calcular a Altura Livre ?

queda-livre-trabalhos-em-altura-sartis
*texto extraído do site oficial da Petzl e traduzido para português de Portugal.

 

Os operacionais que executam trabalhos em altura devem dominar o risco de queda. O cálculo de altura livre específica para cada situação de trabalho é primordial para garantir a segurança de uma obra.

Descubra a seguir os critérios necessários para calcular as quedas em altura e como a pode otimizar.

O que é a altura livre?

A altura livre é a altura mínima de segurança exigida abaixo do operacional de trabalho para não bater  num obstáculo em caso de queda.
Essa altura mínima leva em consideração o comprimento do seu sistema, o rasgo do absorvedor de energia, uma distância média entre o ponto de fixação do arnês e os pés do trabalhador (1,5m) e uma margem de segurança imposta pela norma (1 metro).

O valor da queda livre evolui em função da situação de trabalho. A posição do trabalhador em relação à ancoragem, o comprimento do seu sistema e o peso do trabalhador são os principais critérios que o determinam.

Para reduzir a queda  o absorvedor de energia deve ser limitado. Esse rasgo depende da quantidade de energia a ser absorvida, portanto na altura da queda. No terreno, é aconselhável manter-se sempre o mais baixo possível em relação à ancoragem.

ABAIXO DA ÂNCORA

O operacional está sob a ancoragem e seu talabarte absorbica está quase esticado. A altura livre é reduzida, pois a altura da queda é pequena.

 

Ao Nível da Ancoragem

A ancoragem está no ponto de fixação do arnês ou ligeiramente acima dele. Se o operacional cair, a altura da queda é maior. A altura de queda livre é, portanto, maior.

Em cima da Âncora

A ancoragem está nos pés do operador ou abaixo deles. Se o talabarte cair, a queda tem o dobro do comprimento do talabarte e causa um grande rasgo no absorvedor. A altura de queda livre é, portanto, maior do que nos dois casos anteriores.

 

Otimize o comprimento do sistema

O comprimento total do sistema (conectores + absorvedor + talabarte) determina uma altura máxima de queda e, portanto, influencia o valor da altura livre. A escolha do modelo de talabarte pode ser adaptada a cada trabalho, tendo em conta que a escolha de um talabarte mais curto limita a altura de queda potencial.
O longe absorvica permite que se adapte melhor a situações onde é necessário ajustar o comprimento do seu sistema.

O Peso é um fator importante?

Prender a queda de um utilizador mais pesado (com o seu equipamento) representa mais energia para absorver; portanto, o rasgo do absorvedor é mais longo, o que influencia o valor da queda livre. Com efeito, dois operacionais situados no mesmo local, relativamente ao ponto de ancoragem, mas que não pesam o mesmo, terão uma altura livre diferente.

Se deseja fazer a encomenda de qualquer artigo da marca petzl pode fazê-lo através do nosso site ou enviar um email para info@sartis.pt. Somos vendedores oficiais da marca.

Se desejar fazer o cálculo de queda livre, pode fazê-lo com recurso a uma calculadora, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *